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24 mar, 2017

Gestão de franquias: 6 dicas fundamentais para o sucesso

Um fato que todo franqueado deve entender é que a marca de uma franquia por si só não irá garantir o sucesso de seu empreendimento. A marca da franquia pode até ajudar a ter maior número de clientes, mas, além disso, é apenas uma empresa como qualquer outra e a grande prova desse fato é que muitos franqueados simplesmente não conseguem levar o negócio em frente por falta de uma boa gestão de sua franquia.

Pensando nisso, é necessário que o franqueado invista em ferramentas de gestão que lhe possibilitem atingir seus objetivos e essa condição só pode ser alcançada com conhecimento, com dedicação e com muito trabalho.

É importante entender que o franqueado precisa de um sistema para fazer a gestão da franquia e, se a franqueadora não oferece uma boa plataforma de gestão, não se mostra uma empresa confiável. Deixar o franqueado preso a processos administrativos não trará condições de bom gerenciamento do seu negócio.

Para fazer uma boa gestão de sua franquia, o franqueado precisa seguir algumas recomendações básicas:

1.Conhecer o mercado a fundo
Para uma boa gestão de sua franquia, o franqueado precisa estudar e conhecer a fundo o mercado em que está atuando, entender como funciona seu segmento, conhecer os principais concorrentes e investir no seu público-alvo.

Para um franqueado de primeira viagem, que não possui experiência anterior com o mercado de franquias, é necessário fazer alguns cursos, conversar com outros franqueados mais experientes e procurar se manter atualizado no seu ramo de atividades.

Com um bom conhecimento sobre o setor, o franqueado poderá tomar as melhores decisões e direcionar seus recursos da forma mais correta, buscando os meios de gestão da franquia que lhe possibilitem entender o mercado e se destacar entre os concorrentes.

2. Manter o alinhamento com as diretrizes da franqueadora
Uma boa gestão de franquias exige que o franqueado esteja alinhado com as diretrizes da franqueadora, conhecendo sua missão, seus valores e o papel que exerce no mercado. Conhecendo as diretrizes da franqueadora, o novo franqueado terá mais condições de aproveitar o conhecimento adquirido ao longo do tempo e aplicar as técnicas aprendidas para o sucesso de seu empreendimento.

Aproveitar todo o suporte que a franqueadora oferece permite que a gestão da franquia se torne menos problemática, garantindo que se tome as decisões mais acertadas e permitindo um melhor relacionamento com os clientes.

A franqueadora é quem dita as regras e o franqueado deve seguir essas orientações para ter sucesso com a marca.

3. Manter o padrão de qualidade da franqueadora
Para manter-se no mercado, a franqueadora possui um padrão de qualidade que é a principal razão do seu sucesso. A gestão de franquias exige que o franqueado siga esse padrão de qualidade, conhecendo os produtos e serviços e garantindo aos seus clientes o mesmo padrão de outras franquias.

Publicar originalmente em: www.terra.com.br